• Chris Day

MARCO TRISTE DA HUMANIDADE

Updated: May 22

EXPOSIÇÃO “11/O9" por Chris Day


Fotógrafa expõe fotos de sobreviventes da tragédia


A fotógrafa Chris Day, que mora em Valinhos há três anos, traz pela primeira vez para a cidade e região um dos trabalhos mais marcantes de sua carreira e que j chamaram a atenção do mundo e, inclusive, já foram assunto de matérias jornalísticas de veículos internacionais e nacionais. Trata-se da exposição “11/09”, com fotos dos sobreviventes de um marco triste da história da humanidade o atentado de terroristas e a queda das chamadas Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. As fotos fazem parte do livro que leva o mesmo nome da mostra “11/09" lançado por Chris Day em 2003.


A abertura da exposição no Centro Cultural Vicente Musseli será realizada nesta sexta- feira, 11, às 19 h3O, com a presença de autoridades e convidados. Na ocasião, Chris Day também participará de um bate-papo relatando a experiência que viveu nos Estados Unidos. Ela estava participando de um estágio de fotografia no Jornal The New York Post, justamente no dia e na semana em que a cidade americana foi alvo da ação dos terroristas e consequentemente se transformou em palco da grande tragédia, que assustou e alarmou todo o mundo.


A fotógrafa explica que em preto-e-branco registrou a dor e a solidariedade dos nova- iorquinos no dia em que o mundo mudou. “Enquanto todo o planeta assistia assombrado a violência do terrorismo e a morte de milhares de pessoas meus olhos se voltaram para o outro Iado: para as pessoas que ficaram. Busquei captar através das lentes da minha câmera uma série de imagens que revelam o choque, o medo, o sofrimento e o desespero — mas também a esperança e a solidariedade", relatou Chris Day, ao acrescentar que a exposição “11/09” conta com 20 fotos, que foram produzidas desde a data do atentado até dez dias após.


BAGAGEM Nascida em São Paulo, Chris Day vem conquistando cada vez mais espaço em Valinhos e na região, pelo resultado do trabalho fotográfico com ensaios sensuais, de mulheres e casais, e também com gestantes e recém-nascidos (newborn). Chris Day ainda tem em sua bagagem outras experiências internacionais que acumulou desde 2OOO no ramo da fotografia artística e jornalística. Em setembro de 2009, ela lançou seu 2º livro “Europa”, com uma viagem ao continente europeu, onde a visão do silêncio compõe e ilumina a poética de suas fotografias. A FOTOGRAFIA Para Chris Day uma foto é um retrato emocional de um momento. É com esse conceito que a fotógrafa define seu trabalho, uma busca incessante de novos horizontes, olhares e perfis para criar a composição perfeita de um momento imortalizado na imagem. Há uma tendência mundial que vê a fotografia como objeto de arte e contemplação.


“Eu busco conciliar arte e reflexão através de imagens fortes, que sugerem questionamentos e ao mesmo tempo, tão encantadoras que emocionam”, finalizou.

Serviço: A mostra prossegue até o dia 30 deste mês e a visitação pode ser feita durante o horário normal de funcionamento do Centro Cultural Vicente Musseli, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Centro Cultural Vicente Musseli


#chrisday #fotografa #personalstylist #fotografia #exposicao #1109 #Valinhos #CentroCulturalVicenteMusseli #m11marketing




1 view0 comments