top of page
  • Writer's pictureChris Day

Fotógrafa brasileira registra a melancolia das belas paisagens da Europa

Updated: May 7, 2021

Graziela Sirtoli - 20/09/2009


Embora os 27 países da União Europeia somem uma população de 495 milhões de habitantes, a fotógrafa Chris Day buscou no lado sozinho e melancólico de alguns desses países as imagens que ilustram o livro “Europa”, lançado pela Editora Ambiente no último dia 16. No livro não há registro de pessoas – apenas paisagens. “As fotos poderiam ter sido feitas em qualquer lugar e em qualquer período. A solidão está presente em tudo e é a poesia que ela cria nos lugares que eu quis retratar”, explicou Chris em entrevista ao eBand.

Ao lado do marido, a fotógrafa percorreu entre 2002 e 2006 países como Alemanha, Áustria, Escócia, Espanha, França, Grécia, Itália, Turquia e República Tcheca.

Eu tinha acabado de fotografar o desespero e a dor dos ataques de 11 de setembro em Nova York e quis mostrar o lado sozinho das grandes cidades, onde todos nós ficamos quando estamos tristes! explica Chris.


Praga é uma das cidades mais encantadoras na opinião de Chris Day. (Foto: Divulgação/Chris Day)

Pontos turísticos A cidade que mais aparece nas fotos de Chris é Praga, capital da República Tcheca. Segundo ela, para quem busca viajar para um destino não tão procurado como Londres e Paris, a cidade é uma excelente opção.


“Praga é linda. Foi uma descoberta para mim. A cidade também tem muito do que queria mostrar nas fotos. É grande, cheia de gente, mas as pessoas vivem muito sozinhas. Ainda há muitos resquícios da guerra, do do socialismo. O passado ainda está muito vivo na realidade das pessoas, os que as deixa sérias e frias”, diz a fotógrafa.

Como o livro é em preto e branco, Chris revela que um dois maiores desafios foi fotografar Istambul, na Turquia – país de maioria muçulmana que tenta entrar para a União Europeia.

“A cidade é pura magia. São cores e sabores por onde se olha. Tive que entrar em um sonho para tentar mexer com a imaginação de quem está vendo a foto”

De acordo com Chris, todos os lugares por onde passou são especiais.

“Paris tem uma estética linda, é uma cidade iluminada, cheia de gente. Já Cardona, na Itália, é pequena, muito charmosa. O que vale mesmo é ver nas fotos qual lugar combina mais com cada um. A escolha por um destino é muito especial”.

Fonte: eBand

*Clipping - Matéria originalmente publicada em https://noticias.band.uol.com.br/





9 views0 comments
bottom of page